domingo, 19 de junho de 2011

PRINCIPAIS RAÇAS LEITEIRAS E SUAS CARACTERÍSTICAS

Holandês

É uma raça de grande porte, podendo suas matrizes atingir um peso vivo de 750 kg. É a raça de maior produção leiteira. A produção média por lactação varia de 4000 a 9000 kg de leite. Os teores de gordura variam de 3,0 a 4,0 %. Porém, exige uma elevada qualidade na dieta, sendo pouco resistente a deficiências nutricionais. Outros fatores limitantes desta raça são os problemas no parto, a pouca resistência ao calor, pouca adaptação ao declínio topográfico e a baixa vida útil. Dentro desta raça existe a variação vermelha e branca, que é mais rústica que a holandesa preta e branca.  Possui porte médio (500 a 600 kg), produção que varia de 4000 a 7000 kg por lactação e teor de gordura de 3,0 a 4,0%.  A holandesa vermelha e branca possui as mesmas limitações da raça preta e branca.



Jersey

É uma raça de médio a pequeno porte, possui uma produção média que varia de 3500 a 4000 kg de leite por lactação e o teor de gordura do leite é alto variando de 4,0 a 5,5%. Esta raça possui poucos problemas no parto, resiste a altas temperaturas mantendo o conforto térmico até os 30°C e apresenta uma elevada vida útil, podendo chegar a 20 anos. Como fator limitante se destaca a pouca resistência a deficiência nutricional e ao declínio topográfico. Esta raça possui uma brusca variação na pelagem podendo variar da coloração castor clara ao marrom escuro.

    

Girolando

Originária do cruzamento das raças Holandesa e Gir, herdando a produção da Holandesa e a rusticidade da Gir. Possui dupla aptidão podendo ser usada para produção leiteira e de carne, já que é dotada de um acelerado ganho de peso. As vacas desta raça são de médio a grande porte, pesando entre 450 a 600 kg. A produção média é de 3600 kg de leite por lactação e os teores de gordura variam entre 3,8 a 4,2%. Esta raça dificilmente vai apresentar problemas no parto e resiste a períodos de deficiência nutricional. Ou seja, não é tão exigente em relação a dieta como  a Holandesa e a Jersey. Adapta-se a diferentes ambientes e condições, se destacando em criações extensivas. A raça Girolando também apresenta uma diferença na pelagem, variando de marrom à preta com manchas brancas espalhadas por todo corpo.


Pardo Suíço

Raça de grande porte, cujas matrizes pesam de 600 a 700 kg. É uma raça rústica que se adapta a locais de elevada altitude (até 2800m) e altas temperaturas. É longeva, podendo chegar a 22 anos. A produção média desta raça varia de 4500 a 6200 kg por lactação e o teor de gordura no leite varia de 3,5 a 4,0%. Esta raça se caracteriza por uma pelagem com diferentes tons no cinza, variando do claro ao escuro.



Por Cassiano Carlos Kuss


3 comentários:

  1. Para definir se uma determinada raça é leiteira, pergunto, bastaria a resposta de ser uma produtora de leite, ou, além disso, quais seriam as caracteristicas formadoras de uma raça leiteira.

    ResponderExcluir
  2. O que define uma RAÇA LEITEIRA além do leite que produz?

    ResponderExcluir
  3. O que define uma RAÇA LEITEIRA além do leite que produz?

    ResponderExcluir