O QUE É?
Assim como a brucelose, a tuberculose também é uma zoonose causada por uma bactéria. É caracterizada pelo desenvolvimento lento e duradouro e pelo aparecimento de lesões nodulares (tubérculos), que podem se localizar em qualquer parte do corpo, especialmente no aparelho respiratório.
Figura 1 - Pulmão e linfonodo bovino com presença de nódulos característicos de tuberculose.
O QUE CAUSA?
O animal apresenta perda de peso acelerada no estágio final da doença e, também, cansaço. Além disso, ocorre diminuição da produção de leite associada a inflamação da glândula mamária, bem como dificuldade respiratória e tosse.
QUAL É A FORMA DE TRANSMISSÃO?
A transmissão ocorre, principalmente, através do ar, mas a bactéria também pode ser transmitida pelas vias intestinais. Sendo assim, a contaminação pode ocorrer através da ingestão de leite cru e seus derivados, contato com animais infectados, manejo e instalações inadequados e água e forragens contaminadas.
COMO PREVENIR E TRATAR?
Como ainda não existe tratamento para a tuberculose bovina, é recomendada e execução de exames rotineiros para diagnosticar a ocorência da doença e a vacinação preventiva dos animais. Deve-se fazer uso de instalações com boa ventilação e com exposição direta ao sol e realizar a desinfecção das mesmas. Não deve-se permitir a presença de outros animais, como cães e gatos, no curral. Não existindo tratamento, os animais contaminados devem ser isolados e sacrificados.
Figura 2 - Diagnóstico alérgico: inoculação de tuberculina, se 72 horas após houver reação, o animal está doente.
Por Laila Mayara Drebes
Nenhum comentário:
Postar um comentário